Competitividade de Nações

A seguir vamos discutir a competitividade de nações.

Este tema tem sido polêmico pois alguns economistas são críticos quanto a se medir e avaliar a competitividade de países.

Assim, o nível de competitividade de uma nação reflete a extensão até onde ela e capaz de propiciar melhoria de prosperidade para seus cidadãos.

Desde 1979, o World Economic Forum (WEF) gera um relatório, o “Global Competitiveness Reports(GCR)” examina os diversos fatores que propiciam uma economia nacional para se obter um crescimento econômico sustentável e prosperidade no longo prazo.

Os objetivos são: propiciar ferramentas de benchmarking para líderes empresarias e de gestores públicos para identificar obstáculos para melhorias de competitividade, estimular discussões sobre estratégias para superá-los.

O GCR gera o Global Competitiveness Index (GCI), que mede a competitividade das nações, e captura os fundamentos da microeconomia a macroeconomia da competitividade nacional .

O WEF define competitividade como “o conjunto de instituições, políticas e fatores que determinam o nível de produtividade de um país”.

• O nível de produtividade, por sua vez, define o nível de prosperidade sustentável que pode ser conquistada por uma economia. Em outras palavras, as economias mais competitivas tendem a ser capazes de produzir níveis mais altos de renda para seus cidadãos.

• Os níveis de produtividade também determinam as taxas de retorno obtido por investimentos em uma economia.

competitividade_nacao_wef_a1_150117-word

Figura 1: pesos das diferentes dimensões de Competitividade que explica o PIB per Capita

Nos países com baixo desenvolvimento econômico a infraestrutura social (educação básica e saúde) e as instituições políticas (processo de decisão e eficiência do executivo) e o papel das leis (corrupção e eficiência do processo legal), impactam próximo de –SIPI 70% (azul). As políticas macroeconômicas impactam perto de 15% (laranja) e microeconomia (estratégia e operações da empresa e a qualidade geral do ambiente de negócios) impacta 15%(verde).

Nos países desenvolvidos, SIPI (menos de 50), Macro (menos de 5%) e micro (mais de 45%).

As implicações disto e que as decisões de escolha de localização e transferência de investimento em capital depende da localização. Os países de maior competitividade atraem mais investimento e geram mais oportunidade e riqueza para as pessoas.

Anúncios

3 comentários sobre “Competitividade de Nações

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s