O ciclo de vida da competitividade digital

Observamos que sempre podemos melhorar o nível de competividade de uma organização com a melhora do ciclo de produção, da qualidade dos produtos ou serviços, dos processos e da tecnologia. Podemos replicar no ambiente digital muitos conceitos e melhores práticas de administração do mundo tradicional de negócios, porém ressaltamos a importância de existir um ciclo de ciclo de vida contínuo que oriente os gestores na tomada de decisões necessárias. Ciclo este que possui 5 fases: Avaliação, Estratégia, Arquitetura, Desenho da Solução e Implementação. A primeira fase do ciclo vida denominada de avaliação possui o foco de entender como a organização trabalha o eixo da competitividade digital através de uma análise detalhada de 5 dimensões: processos, tecnologia (soluções e sistemas), recursos humanos, estratégia, dados e cultura organizacional. O produto principal desta fase é um plano que define ações de curto, médio e longo prazo necessários para que a organização possa atingir melhores níveis de competitividade digital. A segunda fase denominada Estratégia tem como objetivo definir os princípios/direcionadores e alterações necessárias em qualquer elemento da organização para que ela possa atingir os objetivos estratégicos definidos. Em outras palavras, trata-se da definição da estratégia de competitividade digital. Como produto desta fase teremos um plano estratégico digital com a definição e detalhamento de projetos de curto, médio e longo prazo. A fase 3 denominada Arquitetura possui como foco a definição e ajustes necessários na arquitetura empresarial de forma a manter a organização alinhada com a estratégia de competitividade digital definida. O produto desta fase é a arquitetura empresarial com todos os seus elementos atualizados. O objetivo da fase 4 é a definição e desenho das soluções necessárias para cada um dos projetos definidos. Finalmente, a fase 5 tem como foco principal a implantação de cada projeto. Importante destacar que como ciclo de vida recomendamos que estas fases sejam executadas de maneira contínua e sistemática em ciclos alinhados com a cadência de planejamento estratégico de negócio da organização.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s